O que é um time de poker na prática?

Um time de poker é formado por jogadores que competem juntos com um mesmo objetivo: conquistar torneios e vagas para eventos importantes do poker. Formar um time bem capacitado é muito estratégico, pois os jogadores podem trazer habilidades complementares, pois cada um é especializado em um tipo de torneio ou momento do jogo.

O que é um time de poker na prática

Vamos mostrar tudo que você precisa saber para entrar para um time de poker e começar a trilhar a sua carreira nos feltros profissionais. Além disso, apresentaremos algumas das melhores equipes de poker a serem analisadas por quem busca um time.

O que preciso para entrar em um time de poker?

Entrar para um time de poker é o sonho da maioria dos jogadores que estão começando a se profissionalizar no esporte da mente. Contudo, o que poucos entendem é que, para fazer parte de um time de poker, é preciso ter uma experiência prévia no jogo, um volume mínimo de torneios e vontade de evoluir.

Primeiramente, é importante saber que existem diferentes configurações para equipes de poker:

  • Equipes patrocinadas — financiados por grandes sites de poker online ou outros patrocinadores;
  • Equipes autônomas — times mais informais que dividem as despesas e premiações;
  • Backers — um jogador com maior poder aquisitivo financia a participação dos demais, em troca de parte dos ganhos.
joga poker brasil online

Por que é útil estar em um time?

Os jogadores que formam parte de uma equipe podem evoluir muito seu game com sessões de treinamento, discussões e análises detalhadas de jogadas anteriores. Assim, cada jogador pode aprender de seus erros e dos estilos de jogo dos seus companheiros.

Outro fator importante é o apoio emocional que há dentro do time.  Jogadores solitários podem se deixar levar pela pressão que o jogo exige e uma equipe ajuda a gerar uma confiança maior diante de seus adversários.

Como entrar para um time de poker no Brasil?

Na prática, o processo para entrar para um time de poker no Brasil é bem simples.

  • Escolher um time: Primeiro, você tem que escolher o time que deseja participar. Geralmente os times de poker fazem processos seletivos a cada três ou seis meses. Então, o ideal é que se dê uma olhada em todos os times e veja os que mais lhe chamam atenção.
  • Conhecer os requisitos mínimos para fazer a inscrição: Esse processo de entrada em um time de poker é dividido em algumas etapas. De modo geral, eles começam filtrando as pessoas que atendem aos requisitos mínimos, depois passam por uma entrevista com o dono do time, até chegar na parte final.
  • Apresentar seus resultados: Você precisa ter uma experiência prévia com o poker, especialmente com o poker online. Não adianta fazer a sua inscrição e não ter resultados para apresentar, mesmo que sejam resultados em torneios pequenos, como os de micro limites. Comece a jogar antes por conta própria para construir essa base.
  • Esperar o resultado: Depois disso, você chegará na fase final, podendo ser aprovado ou não.
poker online

Vale a pena jogar poker em um time?

Entrar para uma equipe de jogadores tem seus prós e contras. Isso porque a principal função de um time de poker é oferecer um aprendizado técnico que dificilmente se conseguiria obter sozinho, mas, em troca, os jogadores oferecem um percentual de seus resultados, alcançados com a aplicação do conhecimento técnico nos torneios. É assim que funciona o contrato de relacionamento entre um jogador e seu time.

Vale a pena jogar poker em um time

Jogando sozinho, você não tem a estrutura financeira e intelectual para gerir a sua carreira e conseguir progredir. Participando de um time, tem-se contato com grandes jogadores, algo muito valioso para o seu crescimento no poker.

Além disso, quando você tem um suporte de jogadores que estão em um nível maior que o seu, fica mais fácil de aprender a parte técnica e psicológica do poker. Entretanto, é sempre bom ter em mente que é preciso escolher um bom time de poker para jogar. Se o time não for bom, acaba não valendo a pena.

Vantagens de estar em um time de poker

Conhecendo os pontos positivos e negativos de participar de uma equipe de poker, você conseguirá ter uma noção melhor se vale ou não a pena entrar para um time. Comecemos pelos pontos positivos.

O aprendizado técnico obtido

Sem dúvidas, o maior valor de um time de poker está no aprendizado técnico. Os iniciantes costumam entrar para um time olhando apenas para o bankroll. Contudo, esse é somente um dos benefícios que o time agregará. O que mais vale a pena em uma equipe é o conhecimento. É por isso que os times com grandes jogadores são tão valorizados.

Quando um time tem uma equipe com profissionais de renome, que já trilharam o caminho que você está trilhando e que sabem como construir uma carreira de sucesso, o valor dele aumenta bastante. Mesmo que o deal seja um pouco inferior aos outros, acaba valendo a pena. Convivendo com pessoas que também querem se profissionalizar no poker, você acaba ficando imerso no jogo, e adquirindo o melhor aprendizado.

Serviço de mentoria dos coaches

Em alguns níveis maiores, como médio / high stakes, você também consegue ter acesso a mentores e coaches. Isso não é algo confirmado, pois depende muito da dinâmica do time. Existem times de poker que fazem coaches individuais até com os jogadores que estão nos limites mais baixos, mas isso não é regra.

Vantagens de estar em um time de poker

De modo geral, os jogadores de micro limites acabam tendo mais aulas em grupo, para aprender a base do poker e sair o quanto antes dos torneios mais baratos. Dependendo da equipe, pode ter um professor somente para o time de micro, que funciona como um “coach” para tirar dúvidas e ajudar a evoluir. Nesse caso, são aulas mais técnicas, feitas para refinar o seu jogo e torná-lo ainda melhor.

A infraestrutura e as informações de alto nível

Quando joga para um time, você tem uma infraestrutura que faz com que o dinheiro não seja um problema. É claro que o prejuízo na banca acabará sendo compensado nos seus ganhos futuros, mas esse é um deal acordado previamente.

A tranquilidade de ter bankroll e evitar a pressão financeira é o que faz com que muita gente consiga performar bem. Somado a isso, por toda a estrutura de conhecimento e as informações que o time vai passando, você consegue melhorar sua performance e reduzir o prejuízo. É por isso que a dinâmica de time funciona tão bem.

Desvantagem de estar em um time de poker

Assim como acontece em qualquer outro esporte, participar de um time também tem as suas desvantagens. Inclusive, é importante que você tenha total clareza sobre elas para não se arrepender da decisão.

Os lucros são divididos

A primeira grande desvantagem de um time de poker está no fato dos lucros serem divididos. Assim que você for aprovado pelo time, eles passarão uma proposta de deal (acordo) relacionado aos seus lucros. Essa proposta costuma mudar de acordo com os resultados que o jogador vai apresentando.

Desvantagem de estar em um time de poker

No começo, quando você não tem grandes resultados, a tendência é que o acordo seja mais favorável ao time. Depois que começar a apresentar resultados, é possível negociar para chegar em um acordo mais interessante. Esses acordos com os times vão de 6 a 12 meses. Então, a cada renovação, os jogadores tentam subir um pouco mais a porcentagem de ganhos. Obviamente, isso só pode acontecer se o jogador for gerando bons resultados.

O percentual exato dos lucros varia de time para time. Existem equipes que começam com 70% dos ganhos do jogador. Isso costuma acontecer quando o jogador é um completo iniciante, sem grandes resultados, e que precisa do time para começar. Em outros casos, os acordos acabam sendo de 60/40, favorável ao time. Grandes jogadores conseguem chegar a 50/50 ou até 40/60, dependendo do time.

Exigência de conhecimento prévio

Se você conheceu o poker há poucos meses, é bem provável que não consiga passar na avaliação de um time. Nos limites mais baixos, o time sabe que só conseguirá jogadores iniciantes, mesmo assim, exigem um conhecimento básico.

É importante ter em mente que esse conhecimento não deve ser puramente teórico. Na maioria dos casos, os jogadores que passam tem um histórico mínimo de jogos. Por isso, sugerimos que comece jogando por conta e depois procure uma equipe.

Além dessa questão da exigência de um conhecimento e uma base prévia no poker, muitos times vão verificar a sua reputação no cenário de poker. Então, se você já participou de alguma equipe, eles acabam averiguando para saber se é um jogador honesto e se tem uma boa reputação. Esteja ciente disso.

O período de avaliação

O contrato inicial com o time de poker costuma não ser um contrato tão longo, especialmente para eles conseguirem avaliar e ver se o jogador tem os requisitos mínimos para continuar na equipe. Obviamente, os seus resultados acabam tendo um peso maior nessa renovação.

O período de avaliação

Se conseguir apresentar bons resultados e terminar o período de avaliação com um gráfico positivo, por exemplo, é bem mais provável que o time tenha interesse em fechar com você. Agora, caso termine os meses iniciais com um prejuízo, pode ser que a equipe escolha não continuar a parceria.

As maiores responsabilidades

A vida de um jogador “solo” de poker é bastante flexível. Não tem compromissos, não precisa fazer reuniões e, no final do dia, ele é o seu próprio chefe. Entretanto, a vida de um jogador que participa de um time é bastante diferente. Além de ter o compromisso financeiro com a equipe, muitas vezes terá responsabilidades de horário.

Quando se entra para um time, eles costumam montar um schedule com os principais torneios a serem jogados. Com isso, sua responsabilidade é seguir todo o planejamento. Para quem concilia o poker com um trabalho formal, fica ainda mais difícil manter todas as demandas em dia. Por isso, o ideal é procurar por um time que aceite jogadores part-time. Nesse caso, eles irão montar toda a sua rotina e as suas responsabilidades sabendo que você tem um número de horas reduzidos para jogar.

Somado a tudo isso, em épocas específicas do ano, os times ainda levam alguns jogadores para circuitos ao vivo e para encontros presenciais. Isso não é uma regra, mas algumas equipes fazem. Então, tenha em mente que você precisa estar disposto a participar e manter todas essas responsabilidades com a equipe.

Como funciona um time de poker no Brasil?

Funciona da seguinte forma: o time entrega um suporte financeiro (bankroll) e uma estrutura técnica para melhorar a lucratividade dos jogadores e, em troca, recebe uma porcentagem dos ganhos. É uma estrutura que funciona muito bem e que todas as partes saem ganhando.

Como funciona um time de poker no Brasil

No Brasil, vemos que muitos times surgiram a partir da marca de jogadores profissionais. Eles montaram essa estrutura de times e começaram a treinar os jogadores. Com o tempo, os times foram crescendo e construindo uma base sólida de players. Desse modo, entende-se o time como um “pool” com investidores. Existem investidores que colocam dinheiro e jogadores que usam as bancas para jogar.

Na maioria dos times, os jogadores não têm liberdade para participar de qualquer torneio, porque precisam cumprir as regras e jogar em um determinado ABI. Todo esse suporte e estrutura é concedida, mas o jogador precisa seguir as regras à risca.

4 dos times de poker mais famosos do Brasil

Aqui no Brasil, nós temos diversos times de poker. Mencionaremos apenas alguns dos maiores que existem.

1. 4Bet Poker Team

Ao todo, não se sabe quantos jogadores o 4Bet tem e quantos players foram formados por eles, mas com certeza é uma das equipes mais relevantes do cenário atual. O time foi originalmente criado por Marcos Sketch, Caio Brites e Will Arruda.

4Bet Poker Team

Grandes nomes do poker nacional e mundial passaram por esse time. Entre eles, podemos citar o Rafael Moraes, que é um dos sócios da equipe, além do Thiago Crema, Olívio Gontijo, Julio Lins e tantos outros. O 4Bet está há mais de 10 anos no mercado de poker, formando grandes jogadores.

2. Step Team

O Step é uma equipe de poker do Brasil que está há 5 anos no cenário e, ao longo desse período, já formou mais de 1000 jogadores. No seu site, eles comunicam que atualmente têm 50 jogadores ativos na equipe. À frente do time, estão Thiago Grigoletti e Leocir Carneiro.

Step Team

A estrutura do Step se destaca pelo acompanhamento e desenvolvimento que proporciona aos jogadores. Por semana, os aprendizes têm 3 aulas ao vivo, além de aulas particulares mensalmente. Sobre o acordo, no site diz que o contrato inicial do time é de 1 ano, com uma porcentagem de 40% para os jogadores.

3. Samba Poker Team

O Samba Poker Team é uma daquelas equipes clássicas no cenário de poker. Com dez anos de história nos feltros, o Samba formou alguns dos melhores jogadores de poker do Brasil. Segundo o seu site, a equipe conta com mais de 400 jogadores vivendo exclusivamente do poker, que é um grande marco.

Samba Poker Team

Um ponto interessante sobre este time é que eles são muito bem divididos. Hoje, o Samba conta com três equipes: Pagodinho, Sambinha e Samba. O “Pagodinho” é o time de base, enquanto o “Sambinha” é o time de formação e o “Samba” é a equipe principal. Vale muito a pena dar uma olhada nesta equipe.

4. Midas Poker Team

O Midas é um time profissional que está no mercado desde 2012. Assim como outras equipes, conta com divisões para todos os limites, o que é muito bom para quem está começando e buscando uma equipe de base.

Midas Poker Team

Ao todo, a equipe conta com 16 instrutores, auxiliando os jogadores do time em diversos limites. Essa organização e toda a gestão faz com que muitos jogadores escolham o Midas como principal “casa” para começar a jogar.

Pratique poker online e busque seu time de poker!

Agora que você já conhece os principais times de poker aqui do Brasil e sabe como eles funcionam, está na hora de começar a se aventurar no poker online e adquirir experiência e resultados para aplicar para as principais equipes.

Aqui na Bodog, além de ter acesso às melhores mesas de poker, é possível ter acesso a bônus de primeiro depósito e promoções bastante atraentes. Venha jogar conosco!

Outras dúvidas sobre como entrar para um time de poker

Os times de poker sempre oferecem bankroll para sua equipe?

Sim, os times de poker sempre oferecem um bankroll. O valor do bankroll vai depender muito do ABI que você está jogando. De modo geral, as equipes colocam um bankroll de 100 buy-ins para começar. Caso precise de mais, basta pedir um “reload”, que eles incluem mais.

Qual dica seguir para conseguir entrar para um time de poker?

Não esperar ser aprovado em um time para começar a jogar, é uma das melhores dicas que se pode receber. Se você está esperando a aprovação em um processo seletivo para começar a jogar poker online, é possível que não seja aprovado. A maioria dos times exige uma experiência prévia, então tenha isso em mente e comece o quanto antes.

Preciso ser um jogador profissional para entrar para um time de poker?

Não, os times também contam com categorias de base. Na prática, são raros os times de poker que buscam somente por jogadores profissionais. A maioria dos times conta com equipes que jogam micro e médio limites. Logo, não precisa ser um profissional para começar a jogar neles. 

Quanto ganha um jogador em um time de poker?

O salário de um jogador profissional de poker vai depender muito da quantidade de jogos que ele faz por mês, o ABI médio e o ROI que ele tem. Além disso, se ele jogar torneios, pode ser que em algum mês consiga um Hit e aumente muito os seus ganhos. Contudo, colocando uma média, podemos deixar em um valor de US$300 a US$500 por mês para um iniciante.

apostas cassino bodog online

Assine nossa newsletter

Receba bônus exclusivos e as últimas notícias sobre os melhores jogos de cassino.

Rolar para cima