O Check-Raise é uma jogada agressiva usada para tirar muitas fichas dos adversários e maximizar o valor em diversas mãos. Se você ainda não domina essa estratégia, vale a pena aprender para melhorar seu desempenho nas mesas.
Está preparado para aprender quando sim e quando não implementar esse movimento na mesa de poker? Com a estratégia certa, você pode aumentar suas chances de sucesso e dominar o jogo. Vamos lá?
Temas
O que é Check-Raise no poker?
Para começar, é importante definir os dois conceitos envolvidos nesse movimento: Check e Raise. Só assim podemos entender como combiná-los em uma das jogadas mais eficazes do poker, quando bem utilizada.
No poker, o “check” é a ação de passar a vez de apostar, permitindo que a rodada continue para ver como os outros jogadores reagem. Por exemplo, após o flop, se você é o primeiro a agir, em vez de apostar, você faz um check para observar como segue a ação na mesa.
Se alguém fizer uma aposta, a ação volta para você decidir se paga, aumenta para ver a próxima carta ou desiste da mão. Se ninguém apostar, o resultado será a revelação da seguinte carta de graça para todos os envolvidos.
O raise é uma jogada mais agressiva. Em vez de pagar uma aposta ou passar a vez, você sobe a aposta. Esse movimento pode ter diferentes interpretações: você pode querer espantar os outros do pote ou aumentá-lo para levar mais fichas ao final da jogada.
O Check-Raise combina esses dois movimentos: primeiro um check, e quando a ação retorna, em vez de apenas pagar, você aumenta a aposta. Nesse caso, o objetivo é atrair mais jogadores para o pote, aumentando seu valor, e em seguida aplicar pressão agressiva para forçar os adversários a desistirem e conquistar as fichas em jogo.
Mas como e quando usar esse movimento para tirar o máximo proveito desta tática?
Quando fazer este movimento
O Check-Raise geralmente ocorre após o flop ou o turn. O jogador, em vez de apostar, decide passar a vez (check), esperando que outro participante faça uma aposta para, em seguida, aplicar um raise.
Para poder tirar o máximo proveito dessa estratégia, é fundamental entender a utilidade dessa combinação de jogadas.
Quando você faz um check e deixa rolar a ação, pode perseguir três objetivos diferentes: tentar ver mais uma carta sem ter que por fichas no pote, coletar informações sobre os movimentos dos oponentes, ou aumentar o valor do pote.
Com um check, você passa a impressão de ter uma mão fraca ou mediana. Por isso, muitos podem se sentir no impulso de participar do pote, ou até de fazer uma aposta com o fim de espantar você e sua suposta mão fraca da disputa. Isso é especialmente eficaz contra jogadores agressivos, que tendem a apostar sempre que possível.
Se sua mão é forte, um check-raise pode ser uma boa estratégia para engrossar o pote. Quando o valor do mesmo já está considerável, seu raise pode assustar os jogadores que não se sintam confiantes com suas próprias odds.
Essa jogada também pode ser usada como um blefe, caso sua mão não tenha melhorado após a revelação da carta comunitária. Dependendo do seus oponentes, você poderá ganhar o pote sem precisar revelar o blefe.
Assine nossa newsletter
Receba bônus exclusivos e as últimas notícias sobre os melhores jogos de cassino.
Momentos em que é conveniente não fazê-lo
Embora seja uma das jogadas mais eficazes do poker quando bem executada, um check-raise pode garantir a vitória imediata sem precisar mostrar suas cartas, rendendo um pote valioso.
É importante ter cuidado para não abusar do recurso. Se seus oponentes perceberem que você é viciado nessa jogada, sua estratégia perderá efetividade.
Além disso, é necessário ter cautela ao usar um check-raise para blefar. Se você perseguir um jogador conservador com um check-raise, o mais provável é que a aposta que você precisa para completar sua estratégia nunca aconteça, e você acaba presenteando o oponente com uma carta gratuita.
Se perseguir alguém muito mais agressivo que você e sua mão não suportar suas ações, poderá se encontrar em uma situação complicada. Por isso, o melhor é treinar bastante para aprimorar a leitura dos oponentes e aplicar as melhores táticas nos momentos precisos.
Estratégias a considerar ao fazer um Check-Raise no poker
O Check-Raise é uma estratégia poderosa que, quando combinada com mãos de valor, pode permitir que você extraia o máximo de fichas possível dos seus adversários. Uma situação ideal para aplicar o check-raise é no flop, especialmente quando você está jogando contra um único adversário e está fora de posição.
Nesse caso, se você tiver uma boa combinação, pode aplicar um check-raise e extrair mais fichas dos oponentes. Vamos imaginar que você está do small blind com um AA e o flop tem A27, todas as cartas de naipes diferentes. Nessa situação, você possui a melhor mão possível para o spot em questão.
Como o flop contém cartas baixas, uma aposta sua pode facilmente fazer com que o adversário desista, levando-o acreditar que você tem um A. Em contrapartida, se você optar pelo check, estará dando ao adversário a chance de apostar, possivelmente tentando blefar. Vamos supor que você deu check e o adversário apostou 500 fichas em um pote com 1000 fichas.
Para fazê-lo continuar na mão e seguir tentando blefar, você pode fazer um leve aumento para 700 fichas, fingindo que você está tentando blefar. Dessa forma, após apostar 500, dificilmente o adversário foldará para mais 200 fichas. Nesse caso, ele pode pagar flop e foldar turn ou jogar de all-in, tentando forçar um blefe. Essa é uma ótima estratégia.
Coloque em prática este movimento na Bodog!
Após aprender a aplicar o Check-Raise, você jogará muito melhor e explorará ainda mais os seus oponentes. Por isso, não deixe essa estratégia guardada; comece hoje mesmo a aplicá-la nas mesas de poker online aqui no site da Bodog.
Desejamos as melhores jogadas e muita boa sorte!
O que mais você deve saber sobre o Check-Raise no poker
É recomendável fazer check-raise com uma mão fraca como blefe?
Sim, você pode fazer um check-raise com uma mão mais fraca, visando fazer com que o seu adversário acredite que você tem uma mão forte e que está tentando enganá-lo. No entanto, isso depende muito do oponente. Se ele for um jogador loose, o blefe pode não ter sucesso.
Quais são os riscos de um check-raise feito com muita frequência?
Quando repete uma jogada com muita frequência no poker, seus adversários começam a notar padrões e inevitavelmente entendem que aquilo faz parte da sua estratégia. Nesse caso, eles não respeitarão as suas jogadas, o que fará com que os seus check-raise deixem de funcionar.
O tamanho do pote importa ao fazer um check-raise?
Sim. Quanto maior o pote e maior o raise, mais você estará comprometido com ele, o que tornará mais difícil desistir da mão. Portanto, sempre que você aplicar um check-raise, tente não investir muitas fichas para não ficar muito dependente do pote.